Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino

Fundação RMS Titanic investiga se foi enganada por CEO da OceanGate

Diretor de pesquisa subaquática da fundação está entre as vítimas da implosão do submarino

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 30/06/2023, às 11h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O CEO da OceanGate Stockton Rush e o submarino Titan - Divulgação / Youtube e OceanGate
O CEO da OceanGate Stockton Rush e o submarino Titan - Divulgação / Youtube e OceanGate

A fundação RMS Titanic, Inc. deu início a uma investigação sobre a possibilidade de Stockton Rush, CEO da OceanGate, ter enganado os diretores da fundação em relação à segurança do submersível Titan, que implodiu no Oceano Atlântico com cinco pessoas a bordo, incluindo o próprio Rush.

Como destacou o portal de notícias UOL, Paul-Henri Nargeolet, diretor de pesquisa subaquática da RMS Titanic, Inc., estava a bordo do submersível quando ocorreu a implosão. Agora, conforme apurou o jornal The New York Post, a fundação está levantando dúvidas sobre a decisão de permitir a participação de Nargeolet na expedição.

O que diz liderança

Jessica Sanders, presidente da RMS Titanic, Inc. — que descreveu Rush como uma pessoa arrogante — está atualmente revisando se a organização deveria ter permitido que Nargeolet embarcasse no Titan.

De acordo com Sanders, Rush afirmou aos passageiros que viajar no submersível era "muito mais seguro do que voar de helicóptero, mergulhar ou até mesmo atravessar a rua". No momento, a fundação investiga registros anteriores a fim de questionar a veracidade das declarações feitas por Rush.

A presidente afirmou ainda ao The New York Post que a RMS Titanic, Inc. agora tem dúvidas internas sobre as alegações feitas pela OceanGate de que a fundação teria supostamente embasado a autorização para Nargeolet participar da expedição.

De acordo com a líder, Nargeolet participou da expedição estritamente como um "convidado da OceanGate" e não com fins de pesquisa.