Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elizabeth II

Funeral de Elizabeth II causa onda de cancelamentos no sistema de saúde britânico

Muitos setores da economia aderiram ao fechamento durante sepultamento de Elizabeth II

Redação Publicado em 14/09/2022, às 15h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Funeral de Elizabeth II, em Londres - Getty Images
Funeral de Elizabeth II, em Londres - Getty Images

No Reino Unido, muitos moradores estão atualmente frustrados com o Serviço Nacional de Saúde (NHS) britânico. Isso se deve ao cancelamento de consultas e cirurgias, de modo repentino, devido ao funeral da rainha Elizabeth II, que faleceu aos 96 anos, no último dia 8.

Muitos cidadãos esperavam por procedimentos há meses, o que gerou um sentimento de revolta em quem ainda não tem resposta sobre reagendamentos. De acordo com cálculos da Reuters, a partir de dados dos últimos seis meses, o serviço realiza, por dia, 888 mil consultas de clínica geral.

Helen Salisbury, médica e professora da Universidade de Oxford, afirma que “Se você pensar em pessoas que estão esperando por um diagnóstico de câncer ou por quimioterapia, é realmente difícil saber como elas vão proceder".

Problemas com datas

Outro fator que preocupa a população, são os recursos do NHS necessários para remarcar consultas, já que há mais de 6 milhões de pessoas em listas de espera para tratamento hospitalar em meio a pior crise de pessoal do NHS de todos os tempos.

Na segunda-feira, 19 de setembro, é quando irá acontecer o sepultamento de Elizabeth II, e diversos setores do ramo econômico já declararam que estarão fechados nessa data. Supermercados, grandes varejistas e cinemas fazem parte dos comércios que aderiram ao fechamento.

Segundo a Reuters, via Folha de S. Paulo, o aeroporto mais movimentado do Reino Unido, o de Heathrow, espera mudanças em suas operações nesse dia. Além disso, partidas de futebol da Premier League inglesa e desfiles da London Fashion Week também foram cancelados durante esses dias de luto.