Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Missão

General brasileiro é nomeado pela ONU para missão de paz no Congo

Atualmente, a missão é comandada por outro brasileiro, que deixará o posto em fevereiro

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 05/01/2023, às 16h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
General brasileiro Otávio Rodrigues de Miranda Filho - Divulgação / Exército Brasileiro
General brasileiro Otávio Rodrigues de Miranda Filho - Divulgação / Exército Brasileiro

Na noite da última quarta-feira, 4, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou a Missão para Estabilização da República Democrática do Congo (Monusco) terá um novo chefe. O escolhido foi o general brasileiro Otávio Rodrigues de Miranda Filho, a partir de março desse ano.

A inciativa é considerada uma das maiores operações de paz do mundo e é liderada atualmente por outro brasileiro, o generalMarcos de Sá Affonso da Costa, que terminará sua participação em 28 de fevereiro, deixando o poro para Otávio.

Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral, António Guterres, afirmou que há “gratidão” com o comandante atual da Monusco “pela importante contribuição e serviço”.  A missão foi iniciada em julho de 2010 e conta com cerca de 16,3 mil militares de diversos países.

Histórico de serviço

Nas Forças Armadas do Brasil, Miranda Filho tem vários anos de experiência e é o atual responsável por uma grande estrutura administrativa e logística, que apoia 32 organizações militares na área da Amazônia Legal.

O general também possui experiência em gestão, já que, durante sua carreira,  liderou a pasta de Assuntos Internacionais das Forças Armadas e foi chefe, entre os anos de 2016 e 2018, do Comando Militar do Planalto, segundo informações da ANSA, via UOL.