Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bônus

Governo francês anuncia bônus para quem der carona em 2023

O bônus será dado àqueles que oferecerem caronas via aplicativos

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 13/12/2022, às 16h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de carona - Foto de Bertsz, via Pixabay
Imagem ilustrativa de carona - Foto de Bertsz, via Pixabay

Nesta terça-feira, 13, o governo francês anunciou uma ajuda de 100 euros para motoristas que, em 2023, derem carona. O bônus irá ser concedido àqueles que forem novos inscritos em aplicativos de compartilhamento de carro. A meta é evitar a emissão de 4,5 milhões de toneladas de CO2 por ano.

Os anos de COVID-19, que exigiram isolamento distanciamento social, dificultaram o compartilhamento, então, segundo o ministério dos Transportes francês, o governo quer acelerar a carona organizada, a fim de combater a poluição e engarrafamentos.

Serão oferecidos 25 euros aos novos inscritos no primeiro trajeto de menos de 80 quilômetros e 75 euros suplementares caso 9 trajetos curtos forem feitos em três meses. O objetivo do governo francês é incentivar o uso de aplicativos do gênero em rotas comuns, como domicílio-trabalho.

Bônus inovador

Alguns presidentes de empresas de aplicativos de carona estão entusiasmados com a nova ideia. Olivier Binet, presidente da plataforma Karos disse que o bônus permite “manter essa bola de neve” e que o “mais difícil é começar”. Já o cofundador do Blablacar, Nicolas Brusson, disse que esse “é o projeto que a gente sonhava”.

Segundo a RFI, via UOL, o governo prevê ajudas de até 50 milhões de euros aos municípios que oferecem incentivos financeiros do tipo no próximo ano. Além disso, o plano deve incentivar organizadores de eventos esportivos e empregadores e a organizarem trajetos compartilhados.