Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Homem de 22 anos é encontrado morto próximo a cadáver de urso no Japão

O homem provavelmente foi atacado pelo animal, que pode estar envolvido em outros ataques na região

Redação Publicado em 09/11/2023, às 09h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um urso - Foto por Håkan Carlander pelo Pixabay
Imagem ilustrativa de um urso - Foto por Håkan Carlander pelo Pixabay

No dia 2 de novembro, restos humanos foram encontrados pela polícia japonesa no Monte Daisengen, perto de Fukushima, na ilha de Hokkaido. O que mais chamou atenção, no entanto, foi que no mesmo local também foi encontrado o cadáver de um urso, animal que provavelmente teria matado a pessoa.

Uma análise de DNA dos restos mortais revelaram que o corpo encontrado pertencia a Kanato Yanaike, um estudante universitário de 22 anos que desapareceu em meio a uma caminhada na montanha em 29 de outubro, segundo o site de notícias japonês The Mainichi. Autoridades locais acreditam que o urso encontrado morto teria sido o responsável pela morte de Yanaike, e que o animal ainda poderia estar ligado a uma série de ataques de urso registrados nos últimos tempos na região.

De acordo com o Live Science, uma autópsia dos restos mortais do jovem japonês revelou que a causa de sua morte foi um choque hemorrágico, provocado por um sangramento grave, outro elemento que pode relacionar o urso à morte. Apesar disso, ainda não está claro o que teria matado o urso, mas seu conteúdo estomacal ainda deve ser investigado por cientistas da Organização de Pesquisa de Hokkaido, para entender mais sobre o caso.

Vale mencionar ainda que ambos os corpos foram encontrados próximos a um local onde, no dia 31 de outubro, três homens sofreram um ataque de um urso-pardo. Na ocasião, dois dos homens ficaram gravemente feridos, mas o trio conseguiu afugentar o animal, lutando com uma faca. Agora, a polícia investiga se o animal encontrado morto pode ser o mesmo do ataque de 31 de outubro, além de outros registrados na área.

Urso-pardo
Urso-pardo / Crédito: Foto por vladimircech pelo Freepik

Outros ataques

Em 2023, o Japão registrou um surpreendente dado: teve seu pior ano de ataques de urso em mais de um século. Desde abril — quando foi feito o primeiro relato —, foram confirmados ao menos 158 feridos e duas mortes, sem incluir os ataques mais recentes já mencionados, segundo o The Guardian.

+ Em vídeo assustador, alpinista é surpreendido por urso enquanto escalava monte, no Japão

Antes disso, o Japão não registrava ataques de urso havia mais de uma década. O site de notícias japonês The Asahi Shimbun ainda pontua que, somente em Hokkaido, ocorreram pelo menos outros sete ataques de urso, este ano.

Um ataque que foi bastante comentado ocorreu a um pescador que, não só morto, foi decapitado próximo ao Lago Shumarinai, em Hokkaido, segundo o The Japan Times. A cabeça do homem foi encontrada no local, e posteriormente um urso-pardo foi avistado com sangue em sua boca; após isso o animal foi caçado e morto, embora ainda não exista confirmação de que ele teria sido o responsável pelo ataque.

Especialistas afirmam que a possível razão para o aumento de incidência de ataques de urso no Japão se deve à diminuição de alimentos comuns aos animais. Ao contrário do ano passado, quando a quantidade de comida era maior e, por isso, foi registrado um maior número de crias jovens e grandes — os dois fatores juntos, escassez de alimento e aumento no número da população de ursos, poderia provocar maior ocorrência de ataques.