Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tratamento

Homem que tinha 9 meses de vida é salvo após tratamento inédito contra câncer

Diagnosticado com câncer cerebral, o britânico Ben Trotman recebeu a notícia de que teria pouco tempo de vida — mas um tratamento mudou seu destino

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 12/03/2024, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O britânico Ben Trotman - Divulgação
O britânico Ben Trotman - Divulgação

Em outubro de 2022, um britânico de 41 anos de idade recebeu um diagnóstico de glioblastoma, um tipo de câncer cerebral. A estimativa de vida de Ben Trotman era de apenas 9 meses. Entretanto, um tratamento revolucionário, mudou completamente seu destino.

Como destacou o portal Galileu, a organização National Brain Appeal, que financiou a terapia de Trotman, anunciou no Facebook no último sábado, 9, que meses após o tratamento, tomografias revelaram a inédita remissão do câncer agressivo.

O tratamento, que começou em novembro de 2022, foi fora do convencional: Trotman participou de um ensaio clínico liderado pelo oncologista Paul Mulholland, do Hospital University College, em Londres.

Mulholland optou por imunoterapia antes das abordagens tradicionais, como cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, conforme relatado pelo The Guardian. A imunoterapia, conforme explica a fonte, visa estimular o sistema imunológico do paciente para identificar e destruir as células cancerosas.

Trotman experimentou intensas dores de cabeça, consideradas um bom sinal pelos médicos, e permaneceu hospitalizado por um tempo antes de retornar para casa em dezembro de 2022.

Reação inesperada

As tomografias recentes de Trotman não mostraram sinais da doença em estágio avançado, algo inesperado nesta fase do tratamento.

"A reação de Ben à imunoterapia foi bastante incomum", disse Mulholland segundo a Galileu. "Acreditamos que tenha sido uma rápida resposta imunológica ao tumor", concluiu.

De acordo com o portal, o paciente deu início ao tratamento convencional em janeiro de 2024 e, agora, faz quimioterapia mensalmente.

Nós obviamente não sabemos o que o futuro reserva, mas ter passado pelo tratamento de imunoterapia e receber esses resultados encorajadores dos exames deu um pouco de esperança à [minha esposa] Emily e a mim”, declarou o britânico.