Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Hospital

Hospital referência no tratamento de câncer não vai renovar contrato com o SUS

O hospital A.C Camargo, referência no tratamento, tem contrato valido até dia 9 de dezembro

Redação Publicado em 15/08/2022, às 16h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de cirurgiões - Divulgação/Pixabay
Imagem ilustrativa de cirurgiões - Divulgação/Pixabay

Com a defasagem da tabela do SUS, o hospital considerado referência no tratamento de câncer, A.C Camargo, em São Paulo, confirmou através de uma nota que deixará de atender pacientes do SUS a partir de dezembro deste ano.

O hospital, que recebe pacientes tanto da rede pública, quanto do particular, decidiu não renovar o seu contrato com a prefeitura. Atualmente, o vínculo do contrato vai até o dia 9 de dezembro, porém, a secretaria municipal da Saúde afirmou que tem feito reuniões para avaliar uma possível continuidade da assistência por meio de parceira.

Ainda segundo afirmações da secretaria da Saúde, independente da continuação do contrato, a assistência em oncologia aos pacientes da rede municipal seguirá sendo ofertada através dos outros prestadores da área, como: O Hospital Municipal (HM) Dr. Gilson de Cássia Marques Carvalho, na Vila Santa Catarina, além de unidades reguladas por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviços em Saúde (Cross), do governo estadual.

Contrato

Segundo o G1, por meio de nota oficial, o Hospital A.C Camargo afirmou que a medida tomada se deu com a defasagem da tabela do SUS que "ameaça diretamente a existência da instituição". 

Um dos planos do hospital é conseguir expandir a atuação no setor público além do município de São Paulo, e que, para que isso seja possível, não renovará o atual convênio com a Prefeitura da capital.

Para conseguir a expansão planejada, o hospital busca parcerias público-privadas em ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, além de capacitação de profissionais na área e de hospitais para o atendimento do câncer.

Para que essa movimentação seja possível, o atual convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo para atendimento aos pacientes do SUS não será renovado."

O hospital A.C Camargo já está traçando um plano de transição com à Secretaria Municipal de Saúde, para minimizar possíveis impactos. Segundo o hospital, grande parte dos pacientes já finalizaram os seus tratamentos, e estão em fase acompanhamento clínico.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.