Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Titanic

Porta da 'discórdia' do filme Titanic é leiloada por 3,5 milhões de reais

Alvo de discussão sobre destino de Jack e Rose em Titanic, porta de madeira foi vendida em leilão no último sábado, 23

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 26/03/2024, às 10h50 - Atualizado às 13h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena icônica do filme 'Titanic', de James Cameron - Reprodução/Disney
Cena icônica do filme 'Titanic', de James Cameron - Reprodução/Disney

Lançado em 1997, 'Titanic' é um dos grandes clássicos da história do cinema. Quase três décadas após sua estreia, a produção de James Cameron ainda ocasiona debates por conta de um assunto: a porta de madeira que salvou Rose poderia abrigar Jack?

+ Fim do mistério: Jack poderia ter sobrevivido na porta com Rose em 'Titanic'?

Seja qual o seu lado nessa discussão, é fato que a porta se tornou um dos grandes adereços usados nas gravações. Por conta de tudo isso, o item acabou sendo vendido em leilão da Heritage Auctions, no último sábado, 23, por 718 mil dólares (algo na casa dos R$ 3,5 milhões)

Segundo a própria Heritage Auctions, a porta foi descrita como um "suporte de flutuação heroico original feito de madeira balsa trabalhada com detalhes florais ornamentados e curvas de rolagem — motivos de design predominantes na arquitetura rococó".

Além disso, a casa de leilão aponta que a peça de madeira foi inspirada na porta completa recuperada dos destroços do Titanic que naufragou em 1912. "O diretor James Cameron visitava regularmente o museu ao fazer pesquisas para o filme vencedor do Oscar, o que o inspirou a criar um pedaço de entulho semelhante para encenar os emocionantes momentos finais de Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet)", diz o site.

Pedaço da porta usado nas filmagens de Titanic - Heritage Auctions

Apesar do objeto parecer uma porta, a descrição colocada pela casa de leilão aponta que "a estrutura ornamentada era, na verdade, parte da moldura da porta logo acima da entrada do saguão da primeira classe".

O icônico adereço causou muito debate entre os fãs, muitos dos quais argumentaram que o painel de madeira flutuante poderia ter aguentado Jack e Rose — tornando sua decisão fatídica de permanecer na água gelada um gesto vazio", finaliza o texto.

Outros itens vendidos

Embora a porta tenha sido o item de maior valor ofertado no leilão, ela não foi o único objeto a ser vendido no leilão organizado pela Heritage Auctions e a rede de restaurantes temáticos Planet Hollywood.

Segundo a CNN Brasil, as empresas organizaram em evento que leiloou mais de 1.600 itens usados em diversos clássicos de Hollywood, como o chicote de Indiana Jones em 'O Templo da Perdição' e o banco de 'Forrest Gump'.