Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / James Webb

Imagem mais clara dos anéis de Netuno em 30 anos é capturada por James Webb

O telescópio James Webb já havia capturado imagens de Marte na última segunda, 19

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 21/09/2022, às 16h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem dos anéis de Netuno capturada pelo James Webb - Divulgação / NASA
Imagem dos anéis de Netuno capturada pelo James Webb - Divulgação / NASA

Nesta quarta-feira, 21, a imagem mais clara dos anéis de Netuno dos últimos 30 anos foi capturada pelo telescópio espacial James Webb, da Nasa. Além deles, 7 das 14 luas conhecidas de Netuno apareceram nítidas nas imagens. Galatea, Naiad, Thalassa, Despina, Proteus, Larissa e Triton estão visíveis.

O planeta é o mais distante do Sol no sistema solar, além de ser conhecido como gigante de gelo, por sua composição química no interior. O telescópio Humble já registrou imagens do astro na cor azul, e tal coloração, segundo a Nasa, se dá na presença de pequenas quantidades de metano em forma gasosa.

Imagem mostra 7 luas de netuno - Crédito: Divulgação / NASA

A imagem ainda mostra a lua Triton com um brilho mais intenso, isso porque ela é capaz de refletir 70% da luz solar que chega até ela. Em um comunicado, a Nasa explicou o fato:

O brilho de Triton supera em muito Netuno nesta imagem porque a atmosfera do planeta é escurecida pela absorção de metano. Triton orbita Netuno de forma incomum, para trás (retrógrada), levando astrônomos a especularem que esta lua era originalmente um objeto do cinturão de Kuiper e que foi capturado gravitacionalmente por Netuno”.

Tecnologia inovadora

O telescópio de mais de US$ 10 bilhões levou duas décadas para ficar pronto e já captou belas imagens do espaço. Na última segunda-feira, 19, a Nasa e a ESA (Agência Espacial Europeia) divulgaram as primeiras imagens de Marte tidas por Webb.

O infravermelho da NIRCam (Near-Infrared Camera, em inglês) do telescópio espacial foi o que possibilitou a inédita visão dos anéis e das luas de Netuno, segundo a Folha de S. Paulo. De acordo com a agência espacial, a câmera cria objetos na faixa do infravermelho, o que permite que Netuno seja visto sem a coloração azul.

Comparação da imagem de Netuno entre os telescópios Voyager 2, Hubble e James Webb - Crédito: Divulgação / NASA