Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cores

Inovação: Cientistas criam método a fim de enxergar cores iguais aos animais

Um sistema inovador permite gravar vídeos e capturar imagens da perspectiva de animais, com uma surpreendente precisão superior a 92%

Isabelly de Lima Publicado em 24/01/2024, às 16h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens convertidas sob perspectivas de animais - Reprodução / Daniel Hanley et.al
Imagens convertidas sob perspectivas de animais - Reprodução / Daniel Hanley et.al

Um grupo de cientistas da Universidade de Sussex, no Reino Unido, se reuniu para desenvolver um sistema computadorizado para converter imagens, capturadas por uma câmera, nas paletas de cores em que insetos e outros animais enxergam, replicando com precisão as limitações dos fotorreceptores destes bichos.

Com o artigo publicado na revista científica PLOS Biology, os pesquisadores apontam que a automatização do processo de colorimetria possibilita uma percepção apurada sobre a forma como os animais  se comunicam e exploram o mundo dadas as limitações cromáticas.

Um exemplo é a conversão da luz ultravioleta, perceptível por abelhas e algumas aves, mas impossível de ser vista pelos olhos humanos. Além disso, o software também agiliza o tempo de análise em comparação aos métodos mais tradicionais, como a espectrofotometria. Este, por exemplo, além de requerer iluminação específica, não consegue registrar vídeos devido a impossibilidade de disparos contínuos, além de ser demorado.

Imagem com algumas conversões e ilustrando a máquina que realiza a conversão - Reprodução / Daniel Hanley et.al

Importância da pesquisa

Em comunicado publicado no EurekAlert, o autor sênior da pesquisa, Daniel Hanley, afirmou que o novo mecanismo soluciona um fascínio do mundo científico para perceber tais tonalidades, além de acrescentar informações sobre a forma como os animais detectam itens, como comida, e também possíveis presas e predadotes, segundo a Galileu.

Técnicas modernas em ecologia sensorial nos permitem inferir como cenas estáticas podem parecer a um animal; no entanto, os animais frequentemente tomam decisões cruciais em alvos em movimento (por exemplo, detectar itens alimentares, avaliar a exibição de um potencial parceiro, etc.)."