Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Insetos

Insetos semelhantes a piolhos invadem Buenos Aires

Uma enorme quantidade de pequenos insetos invadiu a capital argentina nos últimos dias

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 16/03/2023, às 10h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Insetos tripes que invadiram a capital argentina - Divulgação / Twitter / @Cusmiok
Insetos tripes que invadiram a capital argentina - Divulgação / Twitter / @Cusmiok

Nos últimos dias, a região metropolitana de Buenos Aires, na Argentina, foi invadida por pequenos insetos semelhantes a piolhos.

De acordo com o Sistema Nacional de Vigilância e Monitoramento de Pragas (Sinavimo), o motivo para esta invasão é o calor recorde que tem atingido a região, o que favoreceu o aumento populacional dos insetos da espécie Caliothrips phaseoli, comumente conhecidos como tripes.

Condições climáticas

Como informou o portal de notícias G1, embora esses insetos sejam comuns em áreas rurais, as condições climáticas da região têm contribuído para o sua disseminação no habitat urbano. 

[Os tripes] têm um ciclo reprodutivo rápido. Com condições ideais, a reprodução aumenta muito. Neste caso, os que estamos olhando são os adultos. As ninfas são muito pequenas e ficam nas plantas, são pragas. O que aconteceu é que um grande número desses bichos chegou à fase adulta e saiu, justamente, para se reproduzir", disse o biólogo Luciano Peralta ao jornal local "La Nación".

O especialista também destacou que, caso entrem em contato com a pele, os tripes podem causar irritação ou coceira.