Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mascotes

Internautas comparam mascotes das Olímpiadas de Paris 2024 a clitóris gigantes

Os mascotes foram revelados pelo comitê olímpico francês na última segunda, 14

Redação Publicado em 18/11/2022, às 17h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem dos mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 - Divulgação / Redes Sociais / Twitter
Imagem dos mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 - Divulgação / Redes Sociais / Twitter

Os mascotes dos Jogos Olímpicos são sempre parte importante para a representação do evento. Alguns deles entram para a história, tal como o icônico urso Misha, dos jogos de Moscou, em 1980, que representou a competição com maestria.

Na última segunda-feira, 14, o comitê olímpico da França revelou os personagens que irão representar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, em 2024. "Apresentamos a vocês o Phryge Olímpico e o Phryge Paralímpico, os mascotes de Paris 2024. Esportivos, festeiros e franceses!", descreveu a postagem.

Porém, muitos internautas acharam as figuras engraçadas, chegando a compararem os dois a clitóris gigantes devido ao design dos mascotes. Contudo, os novos personagens têm um significado importante para a história do país.

Eles representam o barrete frígio, ou barrete da liberdade, que seria uma espécie de chapéu que foi utilizado por militantes na época da Revolução Francesa de 1789. Inclusive o principal símbolo nacional da França, Marianne, é representada com tal acessório histórico.

Imagem distorcida

Segundo o presidente do comitê dos Jogos Olímpicos de Paris, Tony Estanguet, o objetivo dos mascotes é representar “um ideal”, sendo o chapéu um “símbolo de liberdade”, de acordo com o Uol. Entretanto, na imprensa francesa, as reações sobre as figuras foram divergentes.

Matilde Meslin, da Slate France, foi uma das primeiras a comentar no Twitter: "estamos todos de acordo que o mascote não é um chapéu frígio, mas um clitóris, certo?". A porta-voz do Partido Pirata também tuitou: "Lembraremos que a França é o primeiro país no mundo que ousa usar um clitóris como mascote para um evento esportivo".