Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Israel

Israel anuncia criação de zona humanitária no sul da Faixa de Gaza

Local onde será fornecida ajuda internacional já foi atacado pelas forças israelenses

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 18/10/2023, às 08h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Palestinos na Faixa de Gaza após ataque de Israel no dia 7 - Getty Images
Palestinos na Faixa de Gaza após ataque de Israel no dia 7 - Getty Images

Após extensas negociações com o Egito, Brasil, EUA e outros países, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) anunciaram nesta quarta-feira, 18, a criação de uma zona humanitária no sul de Gaza, onde ajuda internacional será disponibilizada para os refugiados da guerra entre Israel e o Hamas.

O governo liderado por Benjamin Netanyahu solicitou que os palestinos se desloquem para Al-Mawasi, próximo a Khan Younis, onde será estabelecida uma área para a prestação de ajuda humanitária internacional, conforme anunciado em um comunicado.

Além disso, foi reforçado o apelo aos palestinos na região norte da Faixa de Gaza para que se mudem para o sul, dado o aviso das forças militares de um iminente ataque na área. As informações são do portal de notícias UOL.

Ataques no sul

A ONU, no entanto, relata que Khan Younis e outras localidades do sul foram alvo de ataques aéreos israelenses nos últimos dias, mesmo diante do apelo para que as pessoas se desloquem para o sul.

Na semana passada, o Exército israelense ordenou evacuação do norte de Gaza, com um prazo de 24 horas. A região, entretanto, abriga mais de um milhão de pessoas, e a ONU expressou preocupações sobre possíveis "consequências humanitárias devastadoras". O grupo Hamas, porém, desafiou a ordem de Israel, afirmando que não pretende abandonar "nossas terras, casas e cidades".

Na sexta-feira, ocorreram ataques aéreos israelenses que resultaram na morte de pelo menos 70 palestinos enquanto tentavam fugir do norte em direção ao sul.