Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Naufrágio

Itens do naufrágio do navio de guerra real que afundou em 1682 serão exibidos

Com itens curiosos, o navio representa um grande símbolo da história política inglesa, tendo o futuro rei James II a bordo

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 25/02/2023, às 12h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de parte do navio encontrado debaixo da água - Reprodução/Vídeo
Imagem de parte do navio encontrado debaixo da água - Reprodução/Vídeo

Um naufrágio do navio de guerra real The Gloucester, que afundou perto do lago de Great Yarmouth, em 1682, foi encontrado no último ano. Uma figura importante estava a bordo da embarcação, o futuro rei James II da Inglaterra e Escócia, que sobreviveu às custas de até 250 tripulantes e passageiros.

A embarcação afundou em 6 de maio de 1682 após atingir os bancos de areia de Norfolk, no sul do Mar do Norte. A descoberta no naufrágio foi tornada pública somente no ano passado.

Os artefatos que foram recuperados do naufrágio serão exibidos pela primeira vez ao público em Norwich a partir deste fim de semana. Dentre eles estão roupas, sapatos, equipamentos de navegação, garrafas de vidro e o sino do navio. Agora, o HMS Gloucester está com a quilha dividida e os restos do casco estão submersos na areia.

Preservação natural

O que está ajudando a manter o naufrágio preservado é o fato de a embarcação ter sido coberta e descoberta por areia ao longo de centenas de anos, além de que alguns dos artefatos foram bem preservados devido às condições anaeróbicas subaquáticas. 

De acordo com o Daily Mail, o navio representa um momento importante na história política britânica, pois quase causou a morte do herdeiro católico do trono protestante durante um momento em que havia grande tensão política e religiosa. No entanto, cerca de 250 marinheiros e passageiros perderam a vida às suas custas.