Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Jogo de tabuleiro grego: Estudo sugere propósito curioso para artefatos da Idade do Bronze

Peças circulares de pedra podem ter sido usadas para passar o tempo na Grécia antiga

Redação Publicado em 04/10/2022, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando peças circulares analisadas, assim como as lajes que teriam servido de "tabuleiro" - Divulgação/ Konstantinos Trimmis
Fotografia mostrando peças circulares analisadas, assim como as lajes que teriam servido de "tabuleiro" - Divulgação/ Konstantinos Trimmis

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Bristol, localizada na Inglaterra, publicou neste mês de outubro um estudo interessante a respeito de artefatos da Idade do Bronze encontrados no território onde ficava a antiga Grécia. 

Os objetos, que consistem de pedras moldadas em formato esférico, podem ter feito parte de um jogo de tabuleiro, conforme especulado pelos arqueólogos. 

Para chegar na conclusão inusitada, eles analisaram 700 dessas pedras, que têm idades variando entre 4.500 e 3.600 anos. Elas possuem dimensões e cores diferentes, além de, por vezes, serem feitas de materiais distintos. 

Assim, a equipe dividiu os artefatos em grupos diferentes, buscando encontrar padrões que trouxessem evidências de sua possível função. Sua maior descoberta, de acordo com informações repercutidas pelo Phys.org, é que os objetos esféricos podem ser categorizados em dois grandes grupos baseados em seu tamanho. 

Tabuleiro 

Os cientistas compararam as pedras circulares com lajes presentes nos sítios arqueológicos onde elas foram encontradas. Nessas áreas, existem locais rebaixados onde é possível encaixar os artefatos.

O próximo passo do estudo é justamente fazer a mesma análise de busca de padrões usada para as supostas peças, mas agora a aplicando aos possíveis tabuleiros. 

A importância social das pedras, conforme indicado pela forma como foram depositadas em cavidades específicas, apoia ainda mais a ideia delas serem parte de um jogo que foi jogado para interação social. Isso dá uma nova visão sobre a interação social no Egeu da Idade do Bronze", explicou Konstantinos Trimmis, um dos especialistas envolvidos no artigo, ainda segundo o Phys.org. 

+ Para conferir o estudo na íntegra, clique aqui.