Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Barbie

Ken, o namorado da Barbie, já usou brinquedo sexual no pescoço

Na década de 1990, a Mattel lançou uma versão polêmica do boneco Ken visando dar um visual moderno para o namorado da Barbie

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 20/07/2023, às 14h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Boneco Ken lançado na década de 1990 - Divulgação / Youtube
Boneco Ken lançado na década de 1990 - Divulgação / Youtube

Criado pela companhia Mattel no ano de 1961, Ken, o icônico namorado da famosa boneca Barbie, é uma figura importante no mundo dos brinquedos e na cultura popular. No entanto, no início da década de 1990, o personagem enfrentou um momento de baixa popularidade.

Acontece que na época as crianças já não viam o romance entre eles com tanto entusiasmo, uma vez que a figura de Ken não era mais considerada "legal" o suficiente. Foi pensando nisso que a Mattel decidiu, em 1992, dar uma repaginada no visual do boneco. As mudanças, no entanto, seriam motivo de uma enorme polêmica.

Ken, o DJ

Em sintonia com a atmosfera da época, a companhia buscou inspiração na cena rave e a música eletrônica. Dessa forma, Ken ganhou uma transformação com a temática de DJ. Seu novo look, como destacou a revista Rolling Stone, incluía uma blusa violeta com transparência e uma jaquetinha brilhante da mesma cor, combinada com uma calça jeans estilosa.

Nos pés, mocassins completavam o visual. Para complementar, seus cabelos, antes tradicionalmente loiros, passaram a exibir mechas escuras, e ele ostentava um brinco na orelha.

A boneca Barbie / Crédito: Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay

Acessório ousado

O brinco, em particular, se revelou um acessório ousado para a época. É importante destacar que, embora a prática de furar os lóbulos estivesse se tornando mais comum entre os homens, ainda não era amplamente difundida.

Contudo, a Mattel teve a ideia de incluir o boneco na coleção "Earring Magic" (Magia dos Brincos), na qual cada boneca vinha com um par de brincos. Os pingentes dos acessórios poderiam, inclusive, ser utilizados em um colar que Ken usava.

Colar polêmico

O colar, no entanto, tornou-se um ponto de equívoco e um acerto inesperado para a Mattel. Acontece que, na cena rave, tanto o colar quanto a blusa violeta eram frequentemente utilizados por frequentadores desse estilo de festa.

O boneco Ken usando colar polêmico / Crédito: Divulgação / Youtube

No entanto, a empresa não percebeu que a maioria dos frequentadores de raves eram homens gays e que os colares muitas vezes vistos nessas festas eram, na verdade, anéis penianos.

Embora a presidente do marketing da Mattel na época, Lisa McKendall, tenha esclarecido que o colar de Ken não era um brinquedo sexual — e que a empresa não tinha a intenção de colocar esse tipo de objeto nas mãos de crianças — o boneco acabou chamando a atenção da comunidade LGBTQ+ de forma positiva.

De acordo com a fonte, assim que percebeu o erro, a Mattel rapidamente declarou um recall do brinquedo, retirando-o das prateleiras após apenas seis semanas. Mesmo em tão curto período de tempo, porém, as vendas do boneco DJ foram um enorme sucesso.