Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coreia do Norte

Lançamento de míssil intercontinental norte-coreano aparentemente falhou, diz exército de Seul

Lançamento ocorreu pouco após Pyongyang disparar mais de 20 projéteis

Redação Publicado em 03/11/2022, às 11h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kim Jong-un - Getty Images
Kim Jong-un - Getty Images

O exército da Coreia do Sul comunicou nesta quinta-feira, 3, que a Coreia do Norte teria falhado ao tentar lançar um míssil intercontinental (ICBM) durante a manhã. O lançamento ocorreu após diversos disparos de projéteis ocorridos nas últimas 24 horas.

Com os lançamentos de hoje, moradores de uma ilha sul-coreana e de regiões do norte do Japão receberam alertas para que procurassem abrigos. No entanto, como informou a AFP, o lançamento mais importante não saiu como planejado.

Conforme afirmaram as autoridades sul-coreanas, "o lançamento de um ICBM pela Coreia do Norte supostamente terminou em fracasso". Mesmo assim, o porta-voz do Departamento de Estado americano, Ned Price, condenou o lançamento do míssil e pediu a todos os países que reforcem as sanções contra Pyongyang.

Míssil balístico de longo alcance 

"A capacidade do míssil balístico de longo alcance era de quase 760 km, uma altura de 1.920 km e uma velocidade de Mach 15", equivalente a 15 vezes a velocidade do som, afirmou o Estado-Maior Conjunto sul-coreano.

Além disso, Seul informou que "os mísseis de curto alcance percorreram quase 330 km a uma altura de cerca de 70 km, com velocidade de Mach 5". Os disparos ocorreram após o lançamento de mais de 20 projéteis realizados pelo país de Kim Jong Un.

De acordo com a fonte, Tóquio a princípio, afirmou que um míssil teria sobrevoado o território japonês. Mais tarde, porém, o ministro da Defesa, Yasukazu Hamada, declarou que o míssil não havia atravessado o país, "mas desapareceu no Mar do Japão".