Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino Titan

Levará décadas até outra expedição ao Titanic ser realizada, diz especialista

Segundo David Scott-Beddard, provavelmente não haverão viagens até o local do naufrágio em muito tempo, impactando a pesquisa dos destroços

Redação Publicado em 22/06/2023, às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Varredura digital nos destroços do Titanic e foto do submarino - ATLANTIC PRODUCTIONS/MAGELLAN e Divulgação/Oceangate Expeditions
Varredura digital nos destroços do Titanic e foto do submarino - ATLANTIC PRODUCTIONS/MAGELLAN e Divulgação/Oceangate Expeditions

David Scott-Beddard, que é o CEO da White Star Memories Ltd, uma das empresas que mais faz exposições a respeito do naufrágio do Titanic, comentou em uma entrevista à CNN que o incidente envolvendo o submarino Titan provavelmente impactará bastante o futuro da pesquisa envolvendo o transatlântico afundado. 

As chances de qualquer pesquisa futura ser realizada nos destroços do Titanic são extremamente pequenas. Provavelmente não na minha vida", especulou ele ao veículo. 

Por outro lado, quando as próximas visitas ao naufrágio finalmente ocorrerem, provavelmente haverão muito mais preocupações em relação aos protocolos de segurança do meio de transporte utilizado. 

"Imagino que sem dúvida haverá um inquérito após este desastre, e regras e regulamentos muito mais rigorosos serão implementados", teorizou Scott-Beddard ainda. 

O caso 

No último domingo, 18, o submarino Titan parou de se comunicar com a superfície apenas uma hora e quarenta e cinco minutos após o início de sua viagem na direção dos destroços. 

Ele estava previsto para retornar mais tarde naquele mesmo dia, porém não reapareceu, levando a uma busca frenética que já envolve não apenas a Guarda Costeira dos Estados Unidos mas também navios internacionais com sonares e robôs controlados remotamente. 

Apesar dos esforços das equipes, no entanto, o Titan ainda não foi encontrado — o que é particularmente alarmante pois, conforme as estimativas dos especialistas, o suprimento de oxigênio do submersível já teria acabado a esse ponto.