Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lee Jae-myung

Líder da oposição sul-coreana deixa UTI após ataque com faca

Lee Jae-myung, o político atacado, teve de passar por uma cirurgia para reparar uma veia cortada durante o atentado

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 04/01/2024, às 09h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O líder da oposição na Coreia do Sul, Lee Jae-myung - Getty Images
O líder da oposição na Coreia do Sul, Lee Jae-myung - Getty Images

Lee Jae-myung, líder do Partido Democrático da Coreia do Sul e membro da oposição, saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e está em processo de recuperação após uma cirurgia para reparar uma veia cortada durante um ataque com faca ocorrido no último dia 2, conforme informou um cirurgião que o operou nesta quinta-feira.

O cirurgião responsável, o professor Min Seung-kee, revelou em uma coletiva de imprensa que Lee requer monitoramento contínuo, dada a complexidade da reparação da lesão na veia jugular. Ele alertou sobre a possibilidade de complicações pós-cirúrgicas.

"Felizmente, ele está se recuperando bem", afirmou Min, que faz parte da unidade de cirurgia vascular do Hospital da Universidade Nacional de Seul, de acordo com a agência de notícas Reuters.

Ataque em Busan

Lee foi alvo de um ataque em Busan por um homem de 60 anos que se disfarçou de apoiador e se aproximou durante um evento público ao ar livre, desferindo um golpe de faca em seu pescoço. O agressor foi prontamente contido e detido pela polícia.

O incidente chocou o país e recebeu condenação tanto do partido de Lee quanto de seus opositores. Além disso, reacendeu preocupações sobre a segurança de políticos de alto escalão, considerando o histórico de violência política no país, apesar dos rigorosos controles de armas.