Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cultura

Livraria Cultura do Conjunto Nacional é fechada

Unidade da Livraria Cultura no Conjunto Nacional foi inaugurada em 1969 pela própria Eva Herz

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 27/06/2023, às 10h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Livraria Cultura do Conjunto Nacional - Wilfredor via Wikimedia Commons
Livraria Cultura do Conjunto Nacional - Wilfredor via Wikimedia Commons

A icônica loja da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, no coração da Avenida Paulista, foi fechada de forma definitiva na última segunda-feira, 26. Uma das mais tradicionais de São Paulo, a unidade foi inaugurada em 1969 pela própria Eva Herz.

Com o mercado editorial em crise desde meados de 2015, a Livraria Cultura entrou com um pedido de recuperação judicial em abril de 2019. No ano seguinte, a Justiça apontou que a falência da Cultura poderia ser decretada após rejeitar o pedido da empresa para mudança em seu plano de recuperação financeira.

Em 8 de janeiro deste ano, a falência da Livraria Cultura foi decretada, mas, dias depois, uma liminar foi conseguida para seguir o plano de recuperação judicial. No último mês de maio, recorda o Estadão, o recurso foi negado.

A falência da agravante, diante do global inadimplemento do plano de recuperação, tem como objetivo proteger o mercado e a sociedade, assim como fomentar o empreendedorismo e socializar as perdas provocadas pelo risco empresarial", aponta a decisão tomada pelo juiz Franco de Godoi.

A Livraria Cultura do Conjunto Nacional

Uma das lojas mais tradicionais de São Paulo, a Livraria Cultura do Conjunto Nacional foi inaugurada, em 1969, por Eva Herz, dona da companhia. A unidade foi herdada por seu filho, Pedro Herz, que iniciou a expansão da rede em 2007.

Nas últimas décadas, a Livraria Cultura ganhou lojas em diversos estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Curitiba. Atualmente, porém, segundo o G1, a Cultura possui apenas uma loja física, em Porto Alegre, e opera por seus canais digitais.