Notícias » Cultura

Livro examina historicidade da construção utópica da América Latina

Organizada pela historiadora Maria Ligia Prado, a obra "Utopias Latino-americanas: política, sociedade, cultura" conta com textos de grandes especialistas de todo o continente

Victória Gearini Publicado em 18/01/2021, às 12h40

Capa da obra Utopias Latino-americanas: política, sociedade, cultura (2021)
Capa da obra Utopias Latino-americanas: política, sociedade, cultura (2021) - Divulgação / Editora Contexto

Nesta segunda-feira, 18, a Editora Contexto lançou a obra "Utopias Latino-americanas: política, sociedade, cultura'', elaborada pela renomada historiadora Maria Ligia Prado. Este livro reúne grandes nomes de todo o continente, que apresentam a verdadeira história da construção política, social e cultural da América Latina.

Professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), Maria Ligia Prado é autora de grandes obras, como “América Latina no século XIX: tramas, telas e textos” e “Nova História das Mulheres no Brasil”.

[Colocar ALT]
Utopias Latino-americanas: política, sociedade, cultura (2021) / Crédito: Divulgação / Editora Contexto

Já como organizadora do livro “Utopias Latino-americanas: política, sociedade, cultura”, a historiadora ficou encarregada de reunir textos e análises dos maiores especialistas em história de toda a América Latina. 

Esta obra conta com importantes nomes, como: Barbara Weinstein, Carlos Alberto Sampaio, Fabiana de Souza Fredrigo, Flavio Thales Ribeiro Francisco, Gabriel Passetti, Gabriela Pellegrino Soares, José Luis Beired, Júlio Pimentel Pinto, Kátia Gerab Baggio, Luiz Felipe Viel Moreira, entre outros.

Para analisar a historicidade da utopia da América Latina, a obra foi dividida, ainda, em cinco seções, sendo elas “Utopias étnico-raciais e de gênero”, “Utopias do conhecimento”, “Utopias, representações e imaginários”, “Utopias políticas” e “Utopias da integração e da identidade latino-americana”.

Disponível na Amazon em formato de capa comum, este livro trata-se de uma importante análise sobre como a história política, social e cultural da América Latina é contada de forma utópica, lançando uma perspectiva inovadora e mais real sobre a construção deste continente. 


+Saiba mais sobre esta e outras relacionadas ao temas disponíveis na Amazon:

Utopias Latino-americanas: política, sociedade, cultura, de Maria Ligia Prado (org.) (2021) - https://amzn.to/35QE5E2

História da América Latina, de Maria Ligia Prado e Gabriela Pellegrino (2014) - https://amzn.to/3sEd7JY

América Latina no Século XIX, de Maria Ligia Prado (2014) - https://amzn.to/3nSzHur

Reflexões sobre a democracia na América Latina, de Maria Ligia Prado,Gabriela Pellegrino e Sylvia Colombo (2020) - https://amzn.to/3suoi7I

À Margem dos 500 Anos. Reflexões Irreverentes, de Maria Ligia Prado (2002) - https://amzn.to/2XSfb2M

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W