Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciclone

Madagascar é atingido por ciclone Freddy, que deixa 4 mortos

Cerca de 17 mil ficaram desabrigados na passagem do ciclone pela ilha africana

Redação Publicado em 22/02/2023, às 13h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens do ciclone Freddy passando por Madagascar com seus ventos fortes - Reprodução/Télévision Malagasy
Imagens do ciclone Freddy passando por Madagascar com seus ventos fortes - Reprodução/Télévision Malagasy

Em passagem pela ilha de Madagascar, o ciclone Freddy deixou quatro pessoas mortas e cerca de 17 mil desabrigadas. As informações sobre a tragédia são do Escritório Nacional de Gestão de Riscos e Desastres de Madagascar (BNGRC).

As primeiras notícias disponíveis sobre o evento climático extremo registram quatro mortos e 16.600 desabrigados. Quase 3.300 casas foram inundadas, e mais de 11 mil pessoas se encontram deslocadas neste momento, alojados de maneira provisória em abrigos de emergência.

Faly Aritana Fabien, funcionária do Escritório Nacional de Gestão de Riscos e Desastres de Madagascar, disse à AFP que os danos causados pelo ciclone estão mais relacionados aos ventos gerados por ele do que às chuvas.

Ciclone Freddy

O ciclone Freddy adentrou pelo leste de Madagascar na terça-feira, 21, à noite. Na quarta-feira, 22, ele estava avançando no sentido oeste. De acordo com a DW, o ciclone se desenvolveu na primeira semana de fevereiro no noroeste da Austrália e no sul da Indonésia.

O governo de Moçambique decretou estado de alerta vermelho na terça-feira. O ciclone deve chegar ao país africano na sexta, 24, e a decisão governamental serve para acudir com mais rapidez os problemas devidos às cheias, que já estão afetando o país.

O ciclone Freddy já esteve na Ilha da Reunião e também passou ao largo das ilhas Maurícias. Em ambos os casos, o fenômeno climático não causou grandes danos.