Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Mais antiga pegada humana é encontrada na África do Sul

Investigação ao longo da costa sul do Cabo revelou vestígios surpreendentes de ancestrais humanos

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 25/05/2023, às 09h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pegada humana mais antiga já encontrada - Reprodução/Charles Helm
Pegada humana mais antiga já encontrada - Reprodução/Charles Helm

Sabe-se que a espécie humana atual, os Homo sapiens, surgiram há cerca de 200 a 350 mil anos atrás. Porém, ainda assim, até recentemente eram extremamente raros vestígios humanos que possuíssem mais de 50 mil anos; mas isso veio a mudar recentemente.

Até pouco mais de duas décadas atrás, somente quatro locais contendo vestígios antigos assim haviam sido relatados na África — onde os primeiros humanos teriam surgido. Entre eles, dois estavam na África Ocidental (em Laetoli, na Tanzânia, e em Koobi Fora, no Quênia), e outros dois na África do Sul (em Nahoon e Langebaan).

Porém, agora em 2023 esses números são bastante diferentes. Hoje, o total de icnositos — locais com rastros e outros vestígios fósseis — de hominídeos na África que possuam mais de 50 mil anos chega a 14: cinco deles na África Oriental, e outros nove na costa do Cabo, na África do Sul. Além deles, pelo mundo, existem outros dez, sendo as regiões com mais destaque o Reino Unido e a Península Arábica.

Porém, um artigo publicado na revista internacional de vestígios de fósseis Ichnos, desenvovido por Charles Helm, pesquisador do Centro Africano de Paleociência Costeira, na Universidade Nelson Mandela, e André Carr, geógrafo físico e professor na Universidade de Leicester, no Reino Unido, passa a sugerir a idade de sete desses vestígios.

Esses locais, porém, variam bastante em idade: enquanto o mais recente data de 71 mil anos atrás, o mais antigo é de 153 mil anos. Porém, este local também é palco de um dos achados mais importantes e intrigantes já feitos na humanidade: a mais antiga pegada já encontrada associada aos Homo sapiens, nossa espécie, até hoje.

Mais antiga pegada de Homo sapiens já encontrada
Mais antiga pegada de Homo sapiens já encontrada / Crédito: Reprodução/Charles Helm

Método avançado

Para a datação precisa dos achados, uma técnica moderna foi empregada pelos pesquisadores: a luminescência opticamente estimulada. Com ela, de acordo com a Revista Galileu, é possível descobrir há quanto tempo um grão de areia, por exemplo, foi exposto a luz solar pela última vez. Logo, como as pegadas foram formadas em areia molhada, o método foi super eficaz.

Agora, os pesquisadores suspeitam que ainda existam outras evidências de humanos antigos a serem encontradas pela costa sul do Cabo, além de em outras partes.