Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Manopla medieval praticamente intacta é descoberta na Suíça

Manopla medieval praticamente intacta foi encontrada junto a outros objetos no complexo medieval do Castelo de Kyburg, na Suíça; confira!

Éric Moreira Publicado em 17/01/2024, às 14h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manopla medieval encontrada na Suíça - Divulgação/Canton of Zurich
Manopla medieval encontrada na Suíça - Divulgação/Canton of Zurich

Escavações recentes realizadas no Castelo de Kyburg — localizado em Kyburg, no distrito de Pfäffikon, na Suíça —, um dos mais extensos complexos medievais do país, revelaram uma série de objetos dos séculos 14 e 15. No entanto, definitivamente o que mais chamou a atenção dos arqueólogos envolvidos foi a descoberta de uma manopla praticamente intacta.

De acordo com a revista Archaeology News, as escavações revelaram, de início, uma adega de tecelagem medieval — que foi destruída por um incêndio, em meados do século 14 — e vestígios de que ali existiu uma forja, onde partes de armaduras e armas metálidas poderiam ser forjadas, evidenciados pela descoberta de um molde e outros mais de 50 objetos metálicos.

Nestas oficinas, também foram encontrados um martelo, uma pinça, um alicate, chaves, facas, pontas de bala, entretanto, o artefato que mais chama a atenção é uma manopla de mão direita praticamente intacta, além de fragmentos da manopla que seria utilizada na mão esquerda.

Segundo o Swiss Info, a manopla é uma espécie de luva de armadura com quatro dedos, utilizada na mão direita e apresenta placas de ferro individuais empilhadas como escamas, unidas por rebites laterais. Além disso, outros elementos individuais do artefato são fixados no interior também com rebites suplementares, em couro ou tecido.

As manoplas anteriormente conhecidas de museus e coleções datam, no mínimo, do século 15. Exemplos mais antigos do século 14, entretanto, são extremamente raros", explica o comunicado de imprensa de Cantão de Zurique. "Até agora, apenas cinco outras manoplas do período foram encontradas durante escavações arqueológicas na Suíça, embora nenhuma dessas peças esteja tão bem preservada e mostre tantos detalhes de design e decoração quanto a manopla de Kyburg."
Manopla direita e fragmentos de manopla esquerda descobertos na Suíça / Crédito: Divulgação/Canton of Zurich

Castelo de Kyburg

Ainda conforme noticiado pelo Heritage Daily, o assentamento onde as recentes descobertas foram feitas, em Kyburg, formou-se em torno de onde existiu o Castelo de Kyburg. Hoje o local é considerado um dos mais extensos complexos de castelos medievais da Suíça.