Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Mapa interativo da Terra permite ver como era o globo há 750 milhões de anos

Plataforma virtual gratuita pode mostrar até onde ficavam cidades específicas quando os continentes ainda não haviam se separado

Redação Publicado em 28/04/2023, às 15h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O mapa interativo da Terra, mostrando a localização da cidade de São Paulo (ponto vermelho) há 240 milhões de anos - Reprodução/Ancient Earth
O mapa interativo da Terra, mostrando a localização da cidade de São Paulo (ponto vermelho) há 240 milhões de anos - Reprodução/Ancient Earth

A Terra não é a mesma desde sempre. Mudanças decorrentes da constante movimentação das placas tectônicas mudaram a superfície do nosso planeta de maneira tremenda nos últimos milhões de anos. Agora, uma fascinante plataforma virtual gratuita criou um mapa interativo disponível na internet onde você pode investigar como era uma cidade específica até 750 milhões de anos atrás.

A ferramenta, intitulada Ancient Earth('Terra Antiga', em tradução livre para o português), é um projeto interativo do site Dinosaur Pictures, que ajuda os usuários a entender e visualizar as mudanças que o planeta sofreu nos últimos milhares e milhões de anos.

Quem desenvolveu o projeto foi Ian Webster, um curador da plataforma Dinosaur Pictures, que é uma das maiores bases de dados sobre dinossauros da internet, segundo a Folha de S.Paulo. Ele contou com a parceria do paleontólogo Christopher Scotese.

Sucesso

De acordo com uma matéria do jornal Folha de S.Paulo, o mapa interativo tem despertado a curiosidade histórica de diversos internautas. Outro assunto sobre o qual as pessoas procuram entender no site de divulgação científica é a extinção dos dinossauros, que ocorreu há 65 milhões de anos, e é contextualizada no mapa, que mostra como era a Terra na época específica.

Para usar o mapa da Ancient Earth, você pode navegar por datas desde "zero" (o presente), até 750 milhões de anos atrás, passando por 26 opções de linha do tempo, com intervalos que variam entre 15 e 150 milhões de anos. O mapa só está disponível em inglês.

Além de poder ver como a distribuição de terras e o formato dos continentes era diferente, os usuários também podem contar com os recursos de rotação do globo, visualização da linha do Equador, iluminação e cobertura de nuvens. A ferramenta também pode mostrar onde e quando aconteceram alguns marcos importantes da história evolucionária da Terra, como os primeiros insetos e os primeiros hominídeos.