Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mapa-múndi

Mapa-múndi com Brasil no centro do mundo é vendido pelo IBGE

A partir desta terça-feira, 16, o site do IBGE irá vender exemplares do novo mapa-múndi, que apresenta o Brasil no centro do mundo

Redação Publicado em 16/04/2024, às 14h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O novo mapa-múndi do IBGE - Divulgação/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
O novo mapa-múndi do IBGE - Divulgação/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

A partir desta terça-feira, 16, o mapa-múndi produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresenta o Brasil no centro do mundo, estará disponível para venda. O formato A3, por exemplo, sai por R$ 10.

Na última semana, o mapa-múndi e a 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar foram lançados durante um evento na Casa G20, no Rio de Janeiro.

Em razão do sucesso do lançamento, o instituto recebeu uma série de pedidos e consultas sobre a disponibilidade do mapa. Para atender essa demanda, o IBGE vai comercializar o produto em sua loja virtual. 

Conforme repercutido pelo jornal Folha de Pernambuco, o mapa-múndi destaca as nações que compõem o G20 e que possuem representação diplomática brasileira, assim como informações básicas sobre o país, como população e extensão territorial

No futuro, o IBGE pretende comercializar o mapa em outros tamanhos, como A0 (118,9 x 84,1cm) e A1 (84,1 x 59,4cm).

Esta nova versão do Atlas Geográfico Escolar também será disponibilizada em formato digital no portal do instituto, com novidades na apresentação das informações.

Este material reúne dados sobre o clima, vegetação, uso do solo, divisões políticas e regionais, características demográficas, indicadores sociais, economia e redes, além da diversidade ambiental do Brasil e de mais de 180 países.

Novidades

Com mais de 200 mapas físicos, políticos e temáticos, tanto do Brasil quanto do mundo, a edição também destaca os territórios quilombolas e a distribuição de populações indígenas. Além de fornecer informações sobre a cobertura e o uso da terra, assim como a situação das espécies ameaçadas de extinção.

Outra inovação está na inclusão de QR code na versão impressa da publicação, que direciona para gráficos interativos na versão digital, além de vídeos e links com conteúdos adicionais. Os leitores também poderão fazer o download do arquivo da versão impressa e realizar buscas por temas e palavras-chave.