Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Mar da Itália: Altares de templo antigo são encontrados submersos

O templo submerso descoberto pelos pesquisadores tem 2 mil anos

Redação Publicado em 28/04/2023, às 18h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Templo descoberto submerso - Divulgação/Ministero della cultura
Templo descoberto submerso - Divulgação/Ministero della cultura

Na Itália, especificamente nas águas da costa da comuna de Pozzuoli, na Campânia, no sul do país, foi encontrado submerso um templo de 2 mil anos dos nabateus, povo ancestral dos árabes.

O local, conforme repercutiu a revista Galileu, conta com dois altares de mármore do início do século 1 d.C, fazendo com que esses dados permitissem identificar a parte da cidade que o achado se encontrava, sendo ela o vicus Lartidianus, área onde os estrangeiros se dedicavam ao comércio e aos negócios.

Conhecida como Puteoli na Antiguidade, a comuna italiana de Pozzuoli, era o centro principal de exportação de mercadorias da Campânia. Além disso, há cerca de 2 mil anos, foi estabelecido no local pela população nabateia um assentamento, e assim, foi construído o maior porto comercial na área romana do Mediterrâneo. 

Em um comunicado, o ministro da Cultura da Itália, Gennaro Sangiuliano, disse:

A antiga Puteoli revela outro de seus tesouros, cuja localização exata era desconhecida até agora, o que atesta a riqueza e a vastidão das trocas comerciais, culturais e religiosas na bacia do Mediterrâneo no mundo antigo.”

O templo

O templo encontrado, segundo o site Ancient Origins, era dedicado ao deus nabateu Dushara. Ao final do quinto século, a antiga cidade de Puteoli sofreu um declínio, porém, durante o período romano, o reino nabateu era um aliado de Roma, governando um território que se estendia do Eufrates ao Mar Vermelho.

Além disso, com a descoberta, é mostrado que, pelo menos durante um determinado período, os nabateus continuaram a honrar seu deus mesmo após se estabelecerem em território romano