Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Meteorito possivelmente advindo do cometa Halley atinge casa nos Estados Unidos

Fragmento espacial atravessou telhado e teto da residência; confira!

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 11/05/2023, às 08h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pequeno meteorito que atingiu casa nos Estados Unidos - Reprodução/Facebook/Hopewell Township NJ Police
Pequeno meteorito que atingiu casa nos Estados Unidos - Reprodução/Facebook/Hopewell Township NJ Police

Na pequena cidade de Hopewell, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, uma família tomou um grande susto nessa semana. Isso porque, inesperadamente, teve o telhado e o teto de sua residência atravessado por um pequeno fragmento metálico vindo do céu: um meteorito.

O raro acontecimento foi relatado na última segunda-feira, 8, e compartilhado em publicação no Facebook pela polícia do município. Felizmente, mesmo havendo pessoas em casa no instante da queda, ninguém foi ferido.

"O objeto descrito como tendo cerca de 10 centímetros por 15 centímetros tem formato alongado e parece ser metálico", descreve, ainda, o comunicado divulgado pela polícia. Logo após contatados, os agentes buscaram outras agências para identificar o curioso objeto, salvaguardando-o, bem como os residentes da casa atingida.

Meteorito que atingiu casa em Hopewell, Nova Jersey, nos Estados Unidos
Meteorito que atingiu casa em Hopewell, Nova Jersey, nos Estados Unidos / Crédito: Reprodução/Facebook/Hopewell Township NJ Police

Cometa Halley

Buscando entender a origem daquele fragmento espacial, a polícia descobriu que ela pode estar relacionada à chuva de meteoros conhecida como Eta Aquarídeos, constituída de fragmentos do famoso Cometa Halley. O Observatório Nacional explicou que o corpo celeste possui período orbital de aproximadamente 75,3 anos, e só poderá ser visto novamente da Terra em 2061.

As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade", informa o laboratório.

A Eta Aquarídeos recebeu esse nome, como informa a Revista Galileu, pois seu radiante — ponto em que parecem surgir as chamadas "estrelas cadentes" — se encontra próximo à constelação de Aquário. A chuva de meteoros mencionada em questão, é um evento menos raro que a passagem do cometa, sendo visível todo início de maio.