Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Meteorito

Há 30 anos, carro atingido por um meteorito em Nova York se tornava sensação

Carro atingido por meteorito na cidade de Peekskill, em Nova York, hoje se encontra em museu em Paris

Éric Moreira Publicado em 09/10/2022, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de vídeo com carro atingido por meteorito em 1992 - Reprodução/Vídeo/YouTube/CBS New York
Trecho de vídeo com carro atingido por meteorito em 1992 - Reprodução/Vídeo/YouTube/CBS New York

Em 1992, uma notícia extremamente inusitada se espalhou por toda a cidade de Peekskill, do estado de Nova York, nos Estados Unidos, e intrigou toda a população, tamanha a improbabilidade de aquilo ter, de fato, ocorrido: um carro havia sido atingido por um meteorito.

Conforme Tony Aiello, jornalista da emissora CBS2, relatou em 2017, o Chevrolet havia sido fortemente danificado há 30 anos, apesar disso, está assegurado em um valor de US$ 1 milhão. 

O impacto

O evento ocorreu em uma noite de sexta-feira, em 1992 — época em que, apesar de os smartphones e celulares como conhecemos hoje em dia não existirem, as câmeras de vídeo já eram bem populares —, quando Darryl Pitt estava em seu colégio, assistindo a uma partida de futebol americano.

De repente, no entanto, um grande clarão pôde ser visto no céu por todos aqueles presentes no estádio: um meteorito havia adentrado na atmosfera terrestre. Com isso, o clarão rapidamente desviou a atenção do público, que logo veio a gravar o céu — e, no total, cerca de 16 filmadoras capturaram aquele momento fatídico.

O que ninguém imaginava, com certeza, era o local em que o fragmento espacial atingiria a Terra. Não bastando o meteorito ter caído em Peekskill, ele atingiu o Chevy Malibu 1980 de Darryl Pitt, que estava estacionado próximo e teve até mesmo seu tanque perfurado.

Quando todos pensaram que era um meteorito, pensamos: 'Ninguém vai acreditar em nós'", disse o dono do veículo em entrevista na época, como informado pela CBS News New York.

Museu

No entanto, a afirmação de Darryl de que ninguém acreditaria no ocorrido não foi só errada, como também o completo oposto do que realmente aconteceu.

Logo, muitos repórteres foram até o local para tentar compreender o ocorrido, falar com o dono do carro e, até mesmo, gravar algumas imagens do automóvel danificado.

A ideia de que seu carro pode estar parado na garagem e um meteorito aparecer e fazer um grande buraco nele - quero dizer, isso é interessante", disse o pesquisador Dallas Abbott, do Observatório Terrestre Lamont-Doherty.

Então, com o tempo, a história, na verdade, se mostrou tão interessante que diversas pessoas, de vários países, começaram a ir atrás do carro. Depois de já ter passado por Munique, na Alemanha, e Tóquio, no Japão, em 2017 ele ficou em exposição por três meses no Muséum national d'Histoire naturelle, em Paris, na França.

Fotografia do carro atingido por meteorito em 1992, em Peekskill, em exposição no Muséum national d'Histoire naturelle
Fotografia do carro atingido por meteorito em 1992, em Peekskill, em exposição no Muséum national d'Histoire naturelle / Crédito: Foto por Bruno Barral pelo Wikimedia Commons

O veículo logo se tornou a peça central de uma exposição sobre meteoritos e, desde então, fragmentos do meteorito foram vendidos por um preço quatro vezes maior que o do ouro, para entusiastas e interessados por itens relacionados ao espaço.

Isso torna muito, muito real", disse Darryl Pitt em entrevista  recente, em referência à sua fala do passado. "Parece que o carro foi aberto por um abridor de latas extraterrestre, que é o que era."