Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Austrália

Meteoro explode e forma impressionante bola de fogo entre prédios na Austrália

A imagem, registrada no apartamento de um brasileiro, chama atenção pelas condições perfeitas de visualização no céu

Wallacy Ferrari Publicado em 16/02/2021, às 08h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem registra passagem de meteoro no céu - Divulgação / YouTube / Fernando Braga
Imagem registra passagem de meteoro no céu - Divulgação / YouTube / Fernando Braga

Durante a noite do último domingo, 14, um curioso registro de um brasileiro residente em Melbourne, no sudeste da Austrália, chamou a atenção dos veículos de imprensa do país; Fernando Braga foi responsável por compartilhar uma filmagem, capturado pela janela de um arranha-céu, da passagem de um meteoro no céu da cidade, por volta das 22h40 (08h40, no horário de Brasília).

De acordo com a emissora australiana de TV 9NEWS, outros mecanismos de filmagem contínua, como câmeras de segurança, registraram a passagem do corpo celeste com horários simultâneos — mas nenhum com a mesma clareza do registro de Fernando. Em entrevista ao canal, ele acrescentou que o evento atípico chamou a atenção por pela força de sua luz: "Foi realmente brilhante".

Consultado pelo Yahoo, o pesquisador Peter Lieverdink, do Observatório Mount Burnett, explicou que a passagem não apenas impressiona pela frequência na região, com um episódio semelhante registrado em junho de 2020, mas pelo fato de que, desta vez, as condições climáticas eram ideais para a visualização.

Ele adicionou informações sobre a explosão; o clarão foi obtido devido à quantidade de energia produzida pela alta velocidade, estimando um deslocamento de até 40 km/s.