Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coreia do Norte

Míssil balístico lançado pela Coreia do Norte sobrevoa território japonês

Autoridades japonesas emitiram alertas de evacuação após disparo

Redação Publicado em 04/10/2022, às 09h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kim Jong-un - Getty Images
Kim Jong-un - Getty Images

Um míssil balístico de alcance intermediário, que sobrevoou o Japão, foi disparado pela Coreia do Norte na manhã desta terça-feira (noite de segunda no Brasil), conforme afirmam Tóquio e Seul.

Segundo informações da AFP, militares da Coreia do Sul comunicaram que "detectaram um míssil balístico suspeito de alcance intermediário que foi lançado da área de Mupyong-ri na província de Jagang por volta das 7h23 (19h23 de segunda-feira em Brasília) e passou sobre o Japão na direção leste".

Em comunicado, o Estado-Maior Conjunto afirmou que os militares "mantiveram uma postura de prontidão total e cooperaram estreitamente com os Estados Unidos à medida que intensificavam a vigilância".

Alerta de evacuação

Segundo a agência de notícias, após o disparo, autoridades japonesas emitiram um alerta de evacuação em duas regiões do norte do país, orientando moradores a buscarem refúgio dentro de prédios ou abrigos subterrâneos.

"Acredita-se que um míssil balístico passou sobre nosso país e caiu no Oceano Pacífico. Este é um ato de violência após o recente disparo repetido de mísseis balísticos. Nós o condenamos fortemente", declarou o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.