Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Iêmen

Modelo que publicava fotos sem cobrir cabelos é condenada por fornicação, no Iêmen

Jovem de 21 anos foi condenada a cinco anos de prisão

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 14/02/2023, às 09h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A modelo Intisar al-Hamadi - Divulgação / Redes sociais
A modelo Intisar al-Hamadi - Divulgação / Redes sociais

Uma modelo de 21 anos de idade foi condenada a cinco anos de prisão pela Justiça do Iêmen pelos crimes de "fornicação", "prostituição" e "uso de droga". No entanto, conforme afirma o advogado da mulher, as acusações são falsas.

Intisar al-Hamadi foi detida no dia 20 de fevereiro de 2021 em Sanaa, capital do país, quando se encaminhava para uma sessão de fotos com uma amiga. A condenação, que se deu na última segunda-feira, 13, ocorreu na zona controlada por rebeldes ultraconservadores houthies.

No ano passado, ambas as mulheres foram condenadas em primeira instância a cinco anos de prisão, de acordo com o portal de notícias G1. Conforme explicou o advogado Khaled al-Kamal, no último domingo, o tribunal de segunda instância confirmou a condenação.

Segundo ele, quem irá recorrer da decisão, Intisar al-Hamadi "estava otimista e acreditava que a decisão seria favorável a ela. Ao conhecer a sentença, ficou comovida, e logo começou a chorar e gritar", disse o profissional.

Condenada devido à profissão

De acordo com o advogado, a jovem foi condenada somente em razão de sua profissão. Como modelo, ela posava para estilistas locais, muitas vezes sem cobrir os cabelos, e publicava as fotografias em suas redes sociais. Os rebeldes houthies não comentaram o caso.

O grupo, que é próximo do Irã, se encontra em guerra contra as forças pró-governo do Iêmen (apoiadas pela Arábia Saudita). Eles têm controlado parte do país e, dessa maneira, impõem rígidas regras às mulheres.