Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brian Mulroney

Morre, aos 84 anos, ex-primeiro-ministro do Canadá Brian Mulroney

Político que esteve à frente do Canadá entre 1984 e 1993 ficou conhecido por políticas de aproximação com os EUA de Ronald Reagan

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 01/03/2024, às 07h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ex-primeiro-ministro canadense Brian Mulroney - Getty Images
O ex-primeiro-ministro canadense Brian Mulroney - Getty Images

Faleceu na última quinta-feira, 29, aos 84 anos de idade, o ex-primeiro-ministro do Canadá,Brian Mulroney, que esteve à frente do país de 1984 a 1993. O comunicado foi feito ontem pela filha do político, por meio das redes sociais.

"É com grande tristeza que anunciamos o falecimento de meu pai, o muito honorável Brian Mulroney, 18º primeiro-ministro do Canadá", escreveu Caroline Mulroney em um perfil no X, antigo Twitter.

Morreu tranquilamente, rodeado por sua família", acrescentou, conforme reportou o portal de notícias UOL.

Vida política

Nascido no Quebec e fluente em francês e inglês, o político ficou marcado na história particularmente a partir da assinatura de um tratado de livre-comércio com os Estados Unidos, ao qual o México viria a aderir tempos depois.

Advogado, Mulroney chegou a ser dirigente empresarial antes de entrar para o mundo da política. Após tornar-se primeiro-ministro em 1984, passou a posicionar-se contra o regime do apartheid na África do Sul, irritando sua contraparte britânica Margaret Thatcher. Além disso, promoveu uma aproximação com os Estados Unidos, então liderados por Ronald Reagan, após relações distantes sob o governo de Pierre Elliott Trudeau, pai do atual premiê.

Reeleito no ano de 1988, o primeiro-ministro acabou renunciando cinco anos mais tarde, com o pior índice de aprovação da história. Na época, a economia não se encontrava em um bom momento e o desemprego era altíssimo.

"Brian Mulroney amava o Canadá. Sinto grande tristeza ao saber de sua morte", escreveu no X (antigo Twitter) o premiê Justin Trudeau. "[Ele] nunca deixou de trabalhar pelos canadenses e sempre buscou fazer deste país um lugar melhor para viver."