Notícias » Educação

Na Alemanha, alunos doentes assistem aulas através de robôs

A solução foi integrada após casos de doenças transmissíveis surgirem em meio a volta às aulas

Wallacy Ferrari Publicado em 15/01/2022, às 12h00

Crianças interagem com robô controlado por aluna à distância
Crianças interagem com robô controlado por aluna à distância - Divulgação / YouTube / TV Globo

Uma escola na Alemanha adquiriu um robô, representado na figura de um busto metálico, que possibilita emular a experiência em sala de aula para alunos que estão afastados da instituição de ensino em decorrência de doenças. Colocado em cima de uma mesa, ele transmite em tempo real a visão da lousa com a professora e ainda pode transmitir via internet o microfone do aluno para sanar duvidas e fazer comentários.

Para transmitir a experiência em sala, o aparelho conta com câmera e microfone para captar o conteúdo da aula, além de ser equipado com alto-falante para ser ouvido por outros colegas que estejam no ensino presencial. A câmera do robô ainda pode ser movimentada pelo aluno através de um software no computador, garantindo que ele visualize outros pontos da sala.

Em reportagem da agência Reuters noticiada pelo G1, um garoto de 7 anos identificado como Joshua Martinangeli, que está impossibilitado de ir ao colégio após realizar uma traqueostomia, já está fazendo uso regular do aparelho, controlando o robô por um tablet. O aparelho foi disponibilizado temporariamente a ele pelo conselho local do distrito de Marzahn-Hellersdorf, em Berlim.

Ao mesmo veículo, o conselheiro distrital de educação Torsten Kuehne explicou a importância da aquisição: "O impulso foi a Covid-19, mas acho que esse será o futuro muito além da pandemia. De vez em quando, por várias razões, uma criança não pode ir à aula pessoalmente. Então, o avatar pode dar a essa criança a chance de continuar fazendo parte da comunidade escolar", acrescentou.