Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bizarro

Na Espanha, torre humana de 13 metros vence concurso de castelos

A torre foi eleita a campeã do concurso do Castelo de Tarragona, surpreendendo pela organização e tamanho

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 04/10/2022, às 17h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Torre humana que ganhou competição - Divulgação / Redes Sociais / Twitter
Torre humana que ganhou competição - Divulgação / Redes Sociais / Twitter

No último domingo, na Espanha, o concurso tradicional do Castelo de Tarragona elegeu uma equipe da cidade de Vilafranca como vencedora. Eles conseguiram montar uma torre humana de 13 metros de altura, sendo a mais alta da competição.

A 28ª edição do evento contou com cerca de 11 mil espectadores, que acompanharam de perto a edificação da torre com dezenas de participantes treinados, de acordo com o jornal espanhol El País. O evento foi retomado depois de dois anos de pausa devido a crise sanitária mundial causada pela pandemia da Covid-19.

A competição

Desde 1972, a competição é realizada a cada dois anos e é considerada a “maior mostra de castelos do mundo”. Todo o evento é inspirado no número circense “castells”, que surgiu em 1902. Neste ano, a participação de uma equipe de Xiquets, da China, trouxe algo histórico, sendo essa a primeira equipe estrangeira a entrar para a competição.

De acordo com informações do portal de notícias UOL, ao todo, 42 grupos participam da disputa de quem alcançaria a maior altura. A equipe campeã recebeu o tão estimado prêmio de 16 mil euros, aproximadamente R$ 81 mil na cotação atual.