Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Igreja Católica

Na França, 190 vítimas de pedofilia por membros da Igreja Católica são indenizadas

A informação sobre as indenizações foi divulgada por um relatório da Inirr, na última quinta-feira, 9

Redação Publicado em 10/03/2023, às 18h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de igreja - Foto de mhollaen, via Pixabay
Imagem ilustrativa de igreja - Foto de mhollaen, via Pixabay

Na França, um grupo de 190 vítimas de pedofilia na Igreja Católica recebeu uma compensação financeira. Elas aconteceram até o 1º dia de março. A informação foi divulgada na última quinta-feira, 9, no primeiro relatório anual da Autoridade Nacional Independente de Reconhecimento e Reparação (na sigla em francês, Inirr).

Em euros, o valor médio das indenizações é de 37 mil, sendo a reparação máxima fixada pela Inirr de 60 mil. A maioria das decisões são superiores a 20 mil, cerca de 80%. No total, 1.186 vítimas entraram em contato com a instituição, que é o principal órgão pelas indenizações por atos de pedofilia na Igreja na França.

Segundo o órgão, 68% dessas vítimas são homens, acima de 60 anos, que foram agredidos sexualmente quanto tinham entre 6 e 15 anos. Entre 1950 e 2020, 330 mil pessoas foram vítimas de violência sexual cometida por membros da Igreja na França, de acordo com o relatório da Comissão Independente sobre Abusos Sexuais na Igreja (Ciase, sigla em francês).

Reconhecimento

Como informado pela RFI, via Uol, para a Inirr, o reconhecimento das condições de vítima é tão importante quanto a compensação financeira. Marie Derain de Vaucresson, presidente da instituição, explica: "A reparação total é difícil ou mesmo impossível".

Por conta do pequeno número de voluntários e o longo período de processo, as vítimas que procuram a Inirr, muitas vezes, esperam até um ano para serem atendidas pelos profissionais de apoio.