Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Islândia

Na Islândia, vulcão entra em erupção pela terceira vez em dois meses

Situação, que afeta cerca de 20 mil pessoas, está dificultando a infraestrutura local, como os canos que fornecem água quente à população em meio ao inverno

Redação Publicado em 09/02/2024, às 08h39 - Atualizado às 08h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem mostrando erupção vulcânica - Divulgação/ Vídeo/ CNN
Imagem mostrando erupção vulcânica - Divulgação/ Vídeo/ CNN

Um vulcão na porção sudoeste da Islândia entrou em erupção recentemente após um pequeno terremoto abrir uma fissura na terra que alcança 3 quilômetros de comprimento. Desta rachadura, saem violentos jatos de lava de até 80 metros de altura.

Vale mencionar que este é um sistema vulcânico que passou 800 anos em dormência, tendo voltado à atividade subitamente em 2021. Infelizmente, ele parece longe de retomar a inatividade: apenas nos últimos dois meses, entrou em erupção em três ocasiões diferentes. 

Desdobramentos

Conforme repercutido pela CNN, a lava está ameaçando a infraestrutura da península de Reykjanes, onde o vulcão está localizado. Isso pois seu material quente chegou ao encanamento local, cortando o suprimento de água quente, por exemplo. 

Agora, existem 20 mil pessoas que receberam orientações de racionar sua água quente. Outro detalhe de relevância é que a Islândia atualmente vive seu inverno, que é um dos mais rigorosos do mundo. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!