Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

No Castelo de Southsea, escavações revelam restos de defesas históricas de Portsmouth

O local foi construído para proteger a área de uma invasão francesa, no século 19

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 05/01/2023, às 19h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do local escavado na Inglaterra - Divulgação / Moldando Portsmouth
Imagem do local escavado na Inglaterra - Divulgação / Moldando Portsmouth

Na Inglaterra, um suporte de canhão giratório foi descoberto durante trabalhos de escavação. O artefato é do início do século 19 e foi descoberto no Castelo de Southsea, um forte de artilharia construído originalmente por Henrique VII, na Ilha de Portsea, em Hampshire.

O castelo foi construído a fim de defender a base naval real em Portsmouth. A construção fazia parte do programa de Henrique VIII, o De-vice, feito para proteger a costa contra a invasão da França e do Sacro Império Romano. Ele foi expandido, abandonado e redesenhado ao longo dos anos.

O Southsea Castle e o Fort Clarence foram convertidos em prisões militares em 1844, mas o Southsea voltou, em 1850, ao uso militar ativo. As escavações aconteceram para o projeto de defesa contra inundações, o Southsea Coastal Scheme.

Descobertas surpreendentes

A escavação inclui arqueólogos da Wessex Archaeology, em colaboração com a Historic England. Além do objeto, foi encontrado uma grande estrutura de defesa triangular perto da posição da arma, que acredita-se que pode ter restos de um revestimento construído como parte de um redesenho do Southsea, segundo a Heritage Daily.

Alex Godden, da Wessex Archaeology, contou: “Esses restos bem preservados oferecem uma visão fascinante do desenvolvimento do Southsea Castle nos últimos 350 anos. A estrutura de defesa triangular parece ser parte do redesenho do castelo pelo engenheiro militar holandês Bernard de Gomme”.

É emocionante que, como resultado das escavações arqueológicas, possamos ver a evidência física da modernização em grande escala das defesas históricas de Portsmouth, que ocorreram no final do século XVII. Além disso, a descoberta do suporte giratório do século XIX nos mostra como as defesas foram adaptadas e continuaram a evoluir ao longo dos séculos”, disse Godden.