Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Feminicídio

No primeiro semestre, Brasil atinge recorde de feminicídio

Segundo estudo, os dados de feminicídio foram analisados referentes ao primeiro semestre de 2022

Redação Publicado em 08/12/2022, às 16h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de cemitério - Getty Images
Imagem ilustrativa de cemitério - Getty Images

No primeiro semestre de 2022, o Brasil teve registro de 699 casos de feminicídio. Esse número representa em média uma quantidade de quatro mulheres assassinadas por dia. 

Neste ano, o país bateu o recorde de 2019, quando foram registrados 631 casos no primeiro semestre daquele ano. Os dados repercutidos pela Folha de São Paulo são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Vale ressaltar que esses números só são de ocorrências registradas, ou seja, informações de casos que chegaram até as pastas estaduais de segurança pública. 

Segundo os dados levantados, o aumento de casos de feminicídios em 2022 com relação  ao ano de 2021 foi de 3,2%. Já com relação a 2019 foi de 10,8%. 

As regiões 

A única região que teve uma queda nas ocorrências foi a Sul, onde teve queda de 1,7%. 

Com relação aos dados de 2019, a região Norte do país foi a que teve aumento nos relatos, com 75% a mais no número de casos. 

As regiões Nordeste, Oeste e Sudeste também tiveram um aumento no número de casos. Nesse cenário, a região Oeste liderou, com 29,9%. Já a região Nordeste e Sudeste tiveram crescimento de 1% e 8,6%, respectivamente. 

Ainda, casos de estupro contra mulheres e meninas teve aumento de 12,5% quando comparado ao priemiro semestre de 2021. Para o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a pandemia possibilitou o aumento no número de subnotificações de casos relacionados a estupros e feminicídios.