Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nova York

Nova York está afundando com peso dos prédios, diz estudo

A pesquisa aponta que o afundamento ainda impacta no aumento do nível do mar

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 19/05/2023, às 15h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Yugo Fuchiwaki por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Yugo Fuchiwaki por Pixabay

De acordo com um estudo publicado no jornal Earth's Future, a cidade de Nova York está enfrentando um processo de afundamento devido ao peso dos edifícios e ao aumento do nível do mar devido às mudanças climáticas.

A pesquisa revela que a taxa de afundamento varia entre 1 e 2 mm por ano, com algumas regiões da cidade apresentando taxas até o dobro desse valor. Esse afundamento agrava os impactos do aumento do nível do mar, que já subiu cerca de 22 cm desde 1950 nas águas que cercam a cidade.

Segundo informações do portal de notícias UOL, os edifícios de Nova York, incluindo ícones como o Empire State Building e o Chrysler Building, possuem um peso total de 1,68 trilhões de libras, equivalente ao peso de 140 milhões de elefantes, conforme apontam os pesquisadores.

Problema mundial

Como destaca a fonte, essa realidade, no entanto, não é exclusiva da cidade norte-americana. Muitas outras localidades costeiras ao redor do mundo enfrentarão desafios semelhantes à medida que a crise climática se aprofunda.

Os maiores edifícios da cidade são construídos sobre um leito rochoso sólido, como o xisto, mas também há uma combinação de outras areias e argilas que aumentam o efeito de afundamento natural.

Os pesquisadores destacam que não há motivo para pânico imediato, mas ressaltam que o risco de inundação está em constante aumento e que, quanto mais macio o solo, maior a compressão dos edifícios.