Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espécies

Novo estudo aponta que quase metade da espécies de animais tem sofrido declínio populacional

A pesquisa, que critica os atuais métodos de classificação de risco de extinção, aponta que mais espécies estariam ameaçadas

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 09/10/2023, às 07h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de jbauer-fotographie por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de jbauer-fotographie por Pixabay

Cientistas da Queen's University Belfast, no Reino Unido, e da Universidade Checa de Ciências da Vida, apresentaram informações alarmantes em novo estudo sobre a densidade populacional dos animais durante o período Antropoceno.

Publicada na revista Biological Reviews, a pesquisa em questão examinou 70 mil espécies da fauna e concluiu que 48% delas estão experimentando uma diminuição em suas populações. Em contraste, apenas 3% estão registrando um aumento no número de indivíduos, conforme informações do portal Galileu.

Catherine Finn, doutoranda da Queen's University Belfast e uma das autoras do estudo, comentou: "Para piorar a situação, muitas das espécies consideradas como não ameaçadas de extinção estão, de fato, diminuindo".

Críticas

A pesquisa critica as métricas tradicionais da União para Conservação da Natureza (IUCN) que são utilizadas para determinar se uma espécie está ou não em perigo de extinção. A IUCN avalia isso com base no conceito de "categorias de conservação ameaçadas" e estima que cerca de 28% das espécies animais estão atualmente em risco de extinção.

Por outro lado, este novo estudo leva em consideração o que denomina de "tendências populacionais", que analisam se o número de indivíduos está aumentando, diminuindo ou permanecendo estável.

+ Confira aqui o estudo completo.