Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tesouro

O americano que comprou um 'tesouro' de 700 anos por uma pechincha

O item valioso estava exposto em um imóvel à venda, e é datado em 1285 d.C.

Redação Publicado em 20/10/2022, às 17h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pergaminho comprado por Will Sideri - Reprodução / vídeo / wmtw
Pergaminho comprado por Will Sideri - Reprodução / vídeo / wmtw

Buscando uma estante de livros e roupas vintage, um caçador de pechinchas, dos Estados Unidos, foi a uma venda de imóveis e saiu do estabelecimento com um tesouro de 700 anos. Will Sideri se deparou com um documento emoldurado que chamou sua atenção.

O documento tem escrita elaborada em latim e notas musicais de 1285 d.C. Ele acreditava parecer medieval e pagou uma verdadeira pechincha de 75 dólares. Alguns acadêmicos confirmaram que o pergaminho compreende o Missal de Beauvais, que foi utilizado na Catedral de Beauvais, na França.

O documento, datado do final o século XIII, teria sido utilizado durante um culto católico romano, de acordo com os acadêmicos. Sideri confirmou a autenticidade do documento com a ajuda de seu ex-professor universitário.

Preço alto

Lisa Fagin Davis, a diretora executiva da Academia Medieval da América, disse que tal pergaminho fez parte da liturgia dos padres, através de um livro de orações. Ela também confirmou que o missal foi dividido em páginas individuais, ação comum no início do século 20. Lisa rastreou mais de 100 páginas do Missal Beauvais de 309 páginas.

Milhares de manuscritos únicos foram destruídos e espalhados dessa maneira", disse ela. 

Segundo ela, de acordo com o portal ABC, o pergaminho vale mais de 10 mil dólares, porém, Sideri não deseja vender o documento.