Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Matrix

O problema grave que Keanu Reeves escondeu para atuar em Matrix

Responsável pelo protagonista Neo, Keanu passou por um processo delicado para participar do elaborado filme

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 13/05/2023, às 09h30 - Atualizado em 03/07/2023, às 09h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Matrix (1999) - Divulgação/Warner Bros
Cena do filme Matrix (1999) - Divulgação/Warner Bros

Um dos papéis mais elogiados da carreira de Keanu Reeves foi o de Neo, na franquia Matrix, não apenas pela excentricidade do personagem em meio a uma realidade paralela, mas pela força do ator em se adaptar a uma produção repleta de truques de câmera e processos de criação gráfica digital para os efeitos especiais do filme que revolucionou Hollywood.

Todavia, em abril de 2023, ele revelou que uma questão física poderia ter tirado sua possibilidade de ocupar o papel. Em entrevista ao podcast 'The Art of Action', ele revelou que, quando o papel lhe foi oferecido, no final da década de 1990, requeria um treinamento intenso para as cenas de ação, cuidadosamente coreografadas.

Por tal fato, ele escondeu que atravessava um doloroso problema físico no pescoço, fruto de uma lesão adquirida em uma produção anterior: “Eu me encontrei com as Wachowskis [diretoras] e adorei o roteiro, e elas me mostraram uma prévia dos movimentos em câmera lenta, o que foi extraordinário. Uma das coisas que elas falaram na reunião foi sobre o treinamento em artes marciais no estilo de Hong Kong e perguntaram se eu estava tudo bem com isso. O único problema era que eu estava lidando com um problema no pescoço que estava ficando pior”.

Tratamento especial

Passei alguns anos lutando contra isso e estava formigando. Eu tinha feito um filme chamado 'Reação em Cadeia', em Chicago, e tinha colocado algumas epidurais, injetadas na espinha. Eu tinha um disco protuberante e um disco fraturado também, e comecei a perder sensibilidade e equilíbrio", detalhou o ator.

Sem contar a ninguém sobre as dores, ele pediu ajuda a um ortopedista especializado em pescoço, de forma a criar estratégias de prevenção, mas sem cirurgia, devido ao tempo de recuperação. A solução, de acordo com Keanu, foi colocar uma placa no pescoço e realizar os treinos de Matrix com um colar cervical. Felizmente, o plano deu certo, marcando a carreira do ator com o clássico do cinema moderno, como repercutiu o portal Terra.