Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tráfico de drogas

Operação em grande escala: 130 suspeitos de conexão com máfia são presos na Europa

Autoridades europeias uniram esforços para combater a máfia italiana Ndrangheta

Redação Publicado em 03/05/2023, às 12h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa de policiais - Divulgação/ Freepik/ frimufilms
Fotografia meramente ilustrativa de policiais - Divulgação/ Freepik/ frimufilms

Na última semana, autoridades da Europa finalizaram uma operação policial de grande escala que envolveu seis países e resultou na prisão de 130 suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas. 

Os detidos são acusados de diversos crimes diferentes, como fraude, evasão fiscal, formação de quadrilha e contrabando de armas, além de produção, venda e posse de substâncias ilegais. 

Conforme informou o The Guardian, eles estariam ligados à Ndrangheta, uma poderosa máfia italiana que controla boa parte do mercado de cocaína no continente europeu. Outro detalhe é que 108 das prisões ocorreram na própria Itália. 

Os esforços investigativos foram conduzidos pela Europol, agência de inteligência do bloco da União Europeia que busca desmantelar o crime organizado na região. As operações contra a Ndrangheta abrangeram, além do território italiano, Alemanha, França, Espanha, Portugal e Bélgica. 

Mais detalhes 

A máfia contrabandearia cocaína da América do Sul em contêineres que viajavam até a Europa de navio, lucrando milhões de euros com suas atividades ilegais. A lavagem de dinheiro, por sua vez, era realizada através de diversos estabelecimentos diferentes, como restaurantes, pizzarias, sorveterias e cafés.