Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Franz Beckenbauer

Os detalhes dos últimos dias de vida de Beckenbauer: 'acamado e quase sem falar'

Ídolo do futebol alemão, Franz Beckenbauer faleceu no último domingo, 7, aos 78 anos; seus últimos meses de vida foram detalhados por jornal alemão

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 10/01/2024, às 13h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Franz  Beckenbauer - Getty Images
Franz Beckenbauer - Getty Images

Maior ídolo do futebol alemão, Franz Beckenbauer faleceu no último domingo, 7, aos 78 anos. Campeão da Copa do Mundo como jogador e treinador, o Kaiser, como era chamado, lutava contra a doença de Parkinson e demência, além de ter passado por várias operações cardíacas nos últimos anos. 

Longe dos holofotes desde janeiro do ano passado, as últimas semanas de vida do lendário jogador foram reveladas em matéria publicada pelo jornal alemão Bild, que apontou que Franz estava "acamado e quase sem falar". 

De acordo com o periódico, Beckenbauer também não conseguia dormir direito e havia perdido muito peso. Ele era cuidado por duas enfermeiras, mas sua esposa Heidi, com quem foi casado por 17 anos, sempre permaneceu ao seu lado nos momentos difíceis, segurando sua mão enquanto ele estava acamado. 

O veículo aponta que, devido aos problemas de saúde do Kaiser, Heide decidiu isolá-lo; o que acabou a tornando "impopular" para algumas pessoas. Em seu último ano de vida, a lenda alemã passou por duas operações cardíacas e abandonou o álcool, mas seu Parkinson piorou nos últimos 12 meses. 

A saúde do Kaiser

Em 2019, Franz Beckenbauer havia perdido a visão do olho direito após sofrer um infarto ocular. Sua última aparição pública ocorreu em janeiro do ano passado, quando ele e sua esposa convidaram cerca de 100 pessoas para um tradicional jantar anual. 

Acredita-se que este foi o dia em que 'quase todos os seus amigos' se reuniram e o viram pela última vez. Nos últimos meses, a mídia alemã havia noticiado que sua noção de julgamento e sua memória haviam se "deteriorado significativamente". 

+ Bayern de Munique foi obrigado a usar suástica em escudo

Beckenbauer ingressou no Bayer de Munique em 1964 — quando o clube ainda se reestruturava após sofrer nas mãos de Hitler durante a Segunda Guerra. Pelo clube da Baviera, o Kaiser fez mais de 400 partidas. Ele conquistou a Copa do Mundo como jogador em 1974 e, em 1990, como treinador da seleção alemã.