Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa

Papa sugere que uniões homoafetivas poderão ser abençoadas pela Igreja Católica

Em nova mensagem publicada pelo Vaticano, o pontífice deu uma notícia boa à comunidade LGBTQI+

Redação Publicado em 03/10/2023, às 11h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa Francisco em Portugal - Getty Images
Papa Francisco em Portugal - Getty Images

Nesta segunda-feira, 3, o portal oficial do Vaticano publicou uma carta aberta escrita pelo Papa Francisco a respeito do posicionamento da Igreja Católica em relação aos relacionamentos homoafetivos.

Na mensagem, o pontífice afirma que a possibilidade da instituição religiosa conceder uma benção às uniões entre indivíduos do mesmo sexo pode ser estudada, desde que elas fossem encaradas de forma diferente que as bençãos concedidas ao casamento sacramental, que é entre homem e mulher. 

A carta, vale mencionar, foi escrita por Francisco em resposta a cardeais que lhe fizeram alguns questionamentos relativos à maneira como o Vaticano deve tratar a comunidade LGBTQI+

O Papa disse aos religiosos que os padres não deveriam "se tornar juízes que apenas negam, rejeitam e excluem", conforme informações repercutidas pelo The Guardian. 

Por isso, a prudência pastoral deve discernir adequadamente se existem formas de bênção, solicitadas por uma ou mais pessoas, que não transmitam uma concepção equivocada do casamento. Porque quando se pede uma bênção, expressa-se um pedido de ajuda de Deus, um apelo para poder viver melhor, uma confiança num pai que nos pode ajudar a viver melhor", afirmou ele.

Contraponto

Também segundo destacado pelo veículo, em 2021, no entanto, a Congregação para a Doutrina da Fé, que é o mais antigo dos dicastérios (departamentos do governo da Igreja Católica), declarou em nota que a benção de uniões homoafetivas não deveria ocorrer pois "Deus não pode abençoar o pecado". 

Assim, o posicionamento da instituição religiosa ainda não é claro, com mensagens contraditórias sendo divulgadas em momentos diferentes.