Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coleção

Parte da coleção “Bronzes do Benim” é devolvida pela Alemanha para a Nigéria

A coleção havia sido saqueada na era colonial

Redação Publicado em 21/12/2022, às 13h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de peça da coleção Bronzes do Benim - Getty Images
Imagem ilustrativa de peça da coleção Bronzes do Benim - Getty Images

Na última terça-feira, 20, em Abuja, na Nigéria, por meio de uma cerimônia oficial, a Alemanha devolveu uma parte da coleção nomeada de “Bronzes do Benim” para a Nigéria. A coleção havia sido saqueada na era colonial e a ministra do Exterior da Alemanha, Annalena Baerbock, disse "estamos corrigindo um erro" se referindo a ação de devolução da obra. 

"Hoje, devolvemos os Bronzes do Benim ao lugar ao qual eles pertencem; ao povo da Nigéria", disse Annalena durante a cerimônia de entrega. Ainda, segundo informações apuradas pela DW via UOL, faltam algumas peças serem devolvidas ao país.

A coleção 

Ao todo, foram repatriados 22 artefatos de bronze. A coleção contém milhares de peças, e data a partir do século 16. Ainda, as peças antes de serem saqueadas em 1897 por forças britânicas ficavam localizadas no palácio real da cidade do Benim. 

Claudia Roth, ministra da Cultura da Alemanha, comentou sobre a devolução das peças da coleção: "Queremos devolver algo que nunca pertenceu a nós", e ainda completou a sua fala à DW: "Esse ato de restituição significa o reconhecimento da injustiça de um passado colonial, quando tesouros roubados eram apropriados"

Com o retorno das peças, a Nigéria deseja realizar uma exposição com elas no começo de 2023. A Alemanha ainda teve o comprometimento de colaborar enviando dinheiro à Nigéria para a construção do museu. 

Atualmente, as peças da coleção se encontram espalhadas por museus nos Estados Unidos e na Europa