Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Biologia

"Peixe-unicórnio" é descoberto em águas profundas nem caverna chinesa

A espécie beira o bizarro, vivendo em cavernas com um tipo de chifre saindo da cabeça

Eduardo Lima, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 31/01/2023, às 13h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Peixe descoberto na China não tem pigmentação e tem chifre similar ao de um unicórnio mitológico - Divulgação/Xu et al. 2023
Peixe descoberto na China não tem pigmentação e tem chifre similar ao de um unicórnio mitológico - Divulgação/Xu et al. 2023

Foi descoberta nas águas profundas de cavernas chinesas uma espécie de peixe diferente de tudo que você já viu, digna de aparecer no novo filme de Avatar: o animal, que lembra um unicórnio por causa de uma protuberância que sai de sua cabeça e parece um chifre, não tem escamas ou cor e olhos rudimentares que provavelmente não enxergam nada. As informações sobre a descoberta são do site LiveScience.

O novo peixe foi encontrado enquanto os pesquisadores estudavam os peixes de caverna do gênero Synocyclocheilus. Existem 76 espécies conhecidas do gênero que compartilham certas características com o mais novo membro do grupo, como visão reduzida ou cegueira completa e falta de escamas e pigmentação.

Alguns poucos possuem chifres. Existem ainda alguns que não têm os olhos, e isso faz parte de um processo de evolução regressiva, no qual espécies perdem características complexas com as gerações.

O estudo, publicado no jornal científico ZooKeys, indica que o Synocyclocheilus longicornus tem entre 10.5 e 14.6 centímetros e um chifre que não tem um propósito claro para os pesquisadores, mas que inspirou o nome do animal, já que “longi” vem do latim para “longo” e “cornu” na mesma língua significa “chifre da testa”.

Por que o chifre?

Apesar de seu uso não estar claro, como essa é uma característica que se encontra peixes que vivem na completa escuridão de cavernas, os pesquisadores desconfiam que a adaptação tenha a ver com isso.

O longicornusnão tem parentesco próximo aos outros peixes do gênero que também têm chifres, então isso levou os pesquisadores a sugerir que os chifres aparecem em duas ocasiões separadas no mesmo grupo de espécies.

Para entender melhor a função dessa característica interessante, eles pretendem comparar condições ambientais do S. longicornus e de outras espécies com chifres para tentar entender qual a utilidade da misteriosa estrutura.