Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Besouro

Pesquisador descobre nova espécie de besouro ao observar 'fezes de pássaro'

Descoberta surpreendente se deu enquanto o pesquisador James Tweed acampava na região de Gold Coast, na Austrália

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 21/03/2024, às 12h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nova espécie de besouro encontrada por James Tweed - Divulgação/James Tweed
Nova espécie de besouro encontrada por James Tweed - Divulgação/James Tweed

James Tweed, um pesquisador de Queensland, na Austrália, teve uma surpresa inesperada ao avistar o que inicialmente pareciam ser fezes de pássaro sobre uma folha, mas que se revelaria uma nova espécie de besouro.

A descoberta foi completamente acidental. Tweed estava acampando na região de Gold Coast, em dezembro de 2021, quando notou o que parecia ser um agrupamento de excrementos de pássaros em uma folha.

De acordo com o portal de notícias UOL, a princípio, ele não deu muita atenção, mas ao observar o achado por um tempo, surpreendeu-se ao perceber que estava se movendo.

Percebendo que se tratava de um inseto, o pesquisador ficou intrigado, pois nunca havia visto algo semelhante antes. "Ele tem cerca de 1 centímetro de comprimento e é coberto por pêlos brancos, longos e fofos", relatou à BBC. "Muitos dos cabelos ficam basicamente retos e eretos, o que dá uma aparência de penteado moicano".

O cientista capturou e fotografou o besouro para fins de estudo. Após compartilhar a imagem em um grupo de entusiastas de insetos no Facebook, sem obter respostas conclusivas, Tweed, que é doutorando na Universidade de Queensland, levou o espécime para a Coleção Nacional Australiana de Insetos.

Besouro punk

De acordo com a fonte, a nova espécie foi apelidada de "besouro punk" devido aos seus pelos brancos e desalinhados. A descoberta foi oficialmente documentada em um artigo publicado nesta quinta-feira, 21, no Australian Journal of Taxonomy.

O besouro foi classificado como um gênero ou família inteiramente novo de besouros. A Coleção Nacional o batizou de Excastra albopilosa - "Excastra" significa "do acampamento" em latim, enquanto "albopilosa" denota "branco e peludo".