Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Pesquisadores descobrem como reduzir quantidade de pássaros mortos por turbinas eólicas

Experimentos consistiram em tornar as lâminas das turbinas mais visíveis para as aves

Ingredi Brunato Publicado em 20/08/2020, às 15h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de turbinas eólicas. - Public Domain
Fotografia de turbinas eólicas. - Public Domain

Um grupo de cientistas do Instituto Norueguês de Pesquisa da Natureza descobriu que pintar uma das lâminas de uma turbina eólica com tinta preta reduz em 72% a quantidade de aves que se chocam contra o equipamento.  

O teste foi feito na ilha de Smola, na Noruega, onde, até então, era necessário fazer buscas com cães farejadores no fundo das turbinas constantemente, por conta da quantidade de pássaros que acabavam morrendo ao não enxergarem as lâminas girando em alta velocidade. 

Os experimentos foram feitos durante uma década inteira, de 2006 a 2016, a fim de gerar dados suficientes para uma análise estatística. Quatro turbinas permaneceram com todas as lâminas brancas, como uma espécie de “grupo de controle”, e quatro turbinas ganharam a lâmina pintada. 

Segundo concluíram os pesquisadores, as principais aves a serem beneficiadas foram as aves de rapina e pássaros grandes em geral. As buscas pelas carcaças dos pobres passarinhos ainda precisam ser feitas mesmo após a modificação das turbinas, mas com muito menos frequência.